14 de junho de 2015

Pequenos Comércios em Pequenos Espaços

Nem sempre a máxima de que para vender bem é necessário um amplo espaço com salas de espera, ar condicionado, cafezinho e outras coisas do tipo para manter o cliente em seu estabelecimento.
Por todo o Brasil vemos locais de comércio popular com grande fluxo de pessoas que acabam garantindo boas vendas mesmo em locais muito reduzidos, vejamos um pequeno espaço que possa ser utilizado por cinco pequenas empresas pode oferecer um mix de produtos bem mais diversificados do que uma loja só, basta ter bom atendimento, qualidade nos produtos e atender também as necessidades da sua clientela com um preço justo.
Então antes de sair por aí vendo espaços em Shoppings que estão abrindo com falsas promessas de grande público e visibilidade quem sabe não seja melhor olhar o entorno do seu bairro se não tem um bom espaço para alugar ou mesmo readequar o espaço que possa estar sobrando na sua própria casa e abrir um negócio localmente. Isso não quer dizer que por ser conhecido no bairro já venha a ser o suficiente para boas vendas, é preciso estudar o que venha a ser escolha e tipo de comércio a abrir e também as necessidades locais bem como se o local também tem um bom fluxo de pessoas que possam ver que você existe, também é muito importante.
No vídeo que vou anexar extraído do Youtube dá para ver que em espaços muito reduzidos também podem funcionar e bem pequenas empresas.

https://www.youtube.com/watch?v=qb0M34poX38








13 de junho de 2015

UMA VENDA DAS ANTIGAS EM OLINDA

Hoje não vou me estender muito em textos locais e sim vou publicar um link sobre uma venda que desde 1969 funciona em Olinda-  Recife e que mantém todos os hábitos do bom comércio de bairro onde as pessoas se conhecem pelo nome e também marcam no caderninho o seu "fiadinho".
Esse tipo de comércio realmente para mim que fui criado dentro de um ambiente desses é muito fascinante.
Acesse o link :
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/suplementos/jc-mais/noticia/2014/08/17/pequenos-comercios-de-bairro-se-reinventam-140705.php

7 de junho de 2015

MERCADO PÚBLICO DE FLORIANÓPOLIS

O Mercado Público de Florianópolis construído em 1898, tem sido por mais de um século um importante centro de comércio e de convivência na capital dos catarinenses, esse espaço já passou por diversas reformas e inclusive um grande incêndio em uma de suas alas, mas continua a atender os Florianopolitanos.
Atualmente uma de suas alas se encontra em um processo de reforma para logo após ser reaberto com um novo formato de negócios, muitas empresas que por mais de meio século ali estavam localizadas tiveram que deixar o espaço tendo em vista que uma licitação da Prefeitura Municipal de Florianópolis, criou novas normas e regras para o uso desse tradicional espaço público.
Nessa nova configuração por exemplo várias peixarias deixam de existir para entrar inclusive uma franqueada da rede de fast food Bob´s o que eu acho um absurdo, mas segundo a administração pública o local deve de ser "diversificado" mas poderia pensar um pouco mais no tradicional mesmo  tendo muitos boxes em cada ala.
Enfim mesmo com a evolução e expansão das cidades os mercados públicos ainda são pontos de encontros, compra e sociabilidade.
Na foto abaixo apresente o mercado de uma forma que com certeza deve de deixar saudade para muitos que conheceram Florianópolis antes da especulação imobiliária e diversos desastres administrativos que a cidade sofreu.
Foto Mercado Público data e autor desconhecido - Site Fotos antigas da grande Florianópolis.

1 de junho de 2015

POMBEIROS, UMA FORMA ANTIGA DE VENDER PRODUTOS.

Durante muito tempo o comércio de vários bens de consumo eram ofertados no centro da cidade ou de porta em porta por vendedores que tinham o nome ou quem sabe "apelido" de Pombeiros. 
Estes vendedores usavam uma vara sobre o ombro e nas extremidades eram pendurados os produtos que eles deveriam sair para vender diretamente aos seus fregueses, hoje com as modernas formas de fazer comércio como Shoppings Centers, Centros Comerciais Supermercados e mesmo até feiras mais ou menos sofisticadas o trabalho dos Pombeiros pode até parecer bizarro, mas foi de grande utilidade antes da modernização das cidades e consequentemente do seu modo de comercializar.


  Foto de autor desconhecido - Origem site fotos antigas da Grande Florianópolis