5 de julho de 2015

COMÉRCIO NO CENTRO HISTÓRICO DE FLORIANÓPOLIS

O comércio de Florianópolis, tem algumas peculiaridades que somente nos damos conta quando vamos visitar, como por exemplo ruas com comércios específicos como a rua Conselheiro Mafra que tem como seu forte atrativo, lojas mais voltadas ao consumo popular, já a Felipe Schmidt com seu calçadão já atende uma clientela um pouco mais diferenciada.
Agora a Rua Vidal Ramos que sofreu uma forte intervenção de melhorias junto com a padronização das placas de propaganda e também com bancos (para sentar mesmo) e cafés a céu aberto mais parece um Shopping ao ar livre. Como ficou linda aquela rua e a quantidade de pequenos comércios que lá tem, me faz pensar e acreditar que não precisamos de prédios sofisticados com dezenas de escadas rolantes para podermos fazer compras de uma forma moderna.
Acredito que os Shoppings Centers devam de ser repensados para manter um fluxo constante de pessoas em seus espaços super planejados com temperatura sempre igual e isolamento acústico perfeito. Eu tenho observado que em muitos locais desses a rotatividade de lojas é muito grande e também uma grande quantidade de lojas fechadas e em um Shopping mais específico corredores inteiros de lojas que já fecharam suas portas, com  isso a economia de pequenos empreendedores que foram induzidos à comprar ou alugar locais nesses estabelecimentos simplesmente evapora e nem sempre é por falta de planejamento ou entender do  negócio e sim acreditar que tudo em um só lugara atrai mais pessoas e com isso venderia mais.
Em vários locas do Brasil e do mundo tem se voltado par ao comércio local no próprio bairro ou muito próximo dele tem sido bastante valorizado. Me encanta aos olhos ao passar por um determinado bairro ou rua e notar varias portinhas abertas e ver que ali tem um dois ou mais empregos de pessoas que acreditam no comércio de uma forma mais intimista e personalizada coisa que os Shoppings Centers com suas lojas "Ancoras" não conseguem fornecer pois a rotatividade conforme já citada é enorme.
Deixo claro que não sou contra os Shoppings Centers, somente não acredito no seu modo de formatação e segmentação de público a longo prazo.
Eu acredito que os pequenos comércios melhoram as condições dos bairros pois o lucro acaba sendo reinvestido no próprio lugar quando um passa a comprar do outro e isso traz benefícios para todos.







Fotos de Paulo Coelho. Comércios no Centro Histórico de Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário