1 de agosto de 2015

BUSCH UMA LOJA QUE ATENDE DESDE O BRASIL IMPÉRIO EM FLORIANÓPOLIS

Hoje dia 01 de agosto de 2015, entrei em uma loja do centro de Florianópolis, especializada em produtos como tecidos, artigos para sapateiros, forrações, plásticos e demais produtos para artesanato  armarinhos e afins e ao entrar na loja notei a placa de entrada que diz "Desde 1880", então ao fazer o pagamento do produto comprado perguntei para a senhora do caixa se os atuais proprietários são descendentes dos fundadores e ela me disse que sim e já estão na quinta geração.
Isso para mim soou como música boa nos meus ouvidos pois ver que uma pequena loja no centro de Florianópolis possa estar atendendo desde quando o Brasil ainda era Império realmente me deixou bem feliz pois o comércio é uma paixão para mim e nesse caso a longevidade dessa empresa consegue extrapolar todos os limites de pessimismo que abre e fecha empresas como se fosse uma espécie de jogo qualquer, onde se não der certo começa novamente.
Imagina as mudanças que esta empresa possa ter presenciado em  relação a adaptação e atendimento ao cliente? A funcionária me falou que recentemente teve um evento onde a Prefeitura atribuía a loja como sendo a mais antiga loja em atividade na capital dos catarinenses e lá se vão 135 anos e com certeza isso deve de ser comemorado por aqueles que realmente gostam de pesquisar sobre empresas familiares, seu funcionamento e sua resistência e permanência em um mercado cada vez mais globalizado e impessoal.
Logo abaixo vou anexar um recorte da história dessa loja extraído diretamente do site da empresa na internet sem qualquer interferência de minha parte quanto o texto e imagens. Contudo informo que será de grande interesse meu conversar se possível com os atuais proprietários para entender como com tantas mudanças na forma de fazer comércio e de ofertar produtos, esta empresa conseguiu ser tão longeva.

HISTÓRICO DE BUSCH & CIA LTDA.

Corria o ano de 1880. A Capital da Província de Santa Catarina era pequena e modesta. Bem logo enfrentaria muitos problemas. Porém havia os que, ainda assim, nela acreditavam. Vinham eles de perto ou longe, do Brasil ou países distantes, em busca de uma vida melhor.
Por isso mesmo, para o final daquele ano, mais uma casa de comércio vinha se juntar às que procuravam ampliar o fornecimento de produtos e bens de consumo de todos os tipos aos habitantes da Vila de Nossa Senhora do Desterro.
Era Busch & Cia., firma inaugurada em 13 de outubro pelo imigrante alemão Wilhem “Guilherme” Busch, instalada à Rua Trajano, 12. Trabalhava com calçados, artigos para sapateiros e seleiros e oficina de conserto de sapatos. Já em fins da década de 80 do século XIX, vamos encontrá-la à rua Altino Corrêa, 14 (antiga rua do Comércio) atual rua Conselheiro Mafra, onde permanece até hoje.

Preocupação com o freguês

Atentos a tudo que se passava na capital da província, os proprietários continuavam buscando novas atrações para a freguesia, que se encontrava dentre os mais humildes aos mais representativos do Desterro. E se não há registro dos primeiros anos de atividade de Busch & Cia., já no Diário número 1, de dezembro de 1889( que até hoje a firma conserva) podem-se ver nomes de personalidades na vida comunitária e que logo integrariam, com destaque, a história de Santa Catarina.

Acompanhando a história

Ao longo destes anos a empresa vivenciou acontecimentos importantes no cenário local, nacional e internacional, como a Abolição da Escravatura em 1888, a Proclamação da República em 1889, a primeira guerra mundial de 1914 a 1918, a inauguração da ponte Hercílio Luz em 1926 ( que impulsionou a economia e o comércio insular florianopolitano ), a segunda guerra mundial de 1939 a 1945, e tantos outros que influenciaram e influenciam a economia como um todo







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário