27 de setembro de 2015

PORQUE DEVEMOS INCENTIVAR E DIVULGAR OS PEQUENOS NEGÓCIOS?

Já faz muito tempo que eu venho divulgando e comentando sobre os pequenos comércios, e isso ao meu modo de ver deve de ser uma política de governo também, até porque esses estabelecimentos são responsáveis por um grande número de empregos.
No caso mais específico de Santa Catarina os pequenos comércios são responsáveis por 98% de toda a atividade comercial e gerando um grande número de empregos, isso levado em conta inclusive aquelas pequenas empresas que se estabelecem também junto a centros mais sofisticados de compra como os Shoppings Centers que normalmente estão voltados à um público mais sofisticado.
Eu particularmente procuro incentivar o comércio de Bairro que é onde realmente as pessoas vivem e sendo assim o consumo local acaba beneficiando em primeiro lugar a própria comunidade onde ele está inserido, tendo em vista que gera empregos na comunidade e ainda os lucros acabam sendo reinvestidos direta ou indiretamente na comunidade na própria cadeia de consumo local.
Comércios populares como por exemplo os que ocorrem em feiras livres e eventos além dos tradicionais que já são ofertados nos bairros, são uma boa oportunidade para novos empreendedores começarem novos negócios, desde que tenham um produto confiável e com um preço relativamente justo. Eu pessoalmente tenho acompanhado nas três últimas semanas uma pastelaria que tem banca na Feira no Largo da Alfândega que oferece um produto que com certeza pode competir em termos de qualidade com produtos de grandes redes de Fast Food, mas com certeza para esse tipo de empreendedor deve de ser muito difícil de concorrer com o marketing agressivo dessas mega empresas que aqui se instalam baseadas em processos que já são sucesso no mundo todo como Burger King, Subway e Mac Donalds entre outras.
Consumir localmente é uma questão de cidadania e iguala as oportunidades de empreendedores em relação as grandes redes que aqui se instalam e acabam não deixando praticamente nada de retorno na comunidade até porque os salários são os piores possíveis tendo em vista que executivos muito bem pagos criam uma falsa sensação de progresso e ascenção profissional, coisa que muito raramente venha a existir.
Jovens acabam sendo empregados em Mega redes de Fast Foods como seu primeiro emprego e acabam tendo que cumprir metas inatingíveis de produção e se frustram com os baixos salários pagos por essas organizações e se tornam vítimas da alta rotatividade que imperam nesses ambientes de falsa alegria e satisfação profissional.
Uma forma de comércio de eventos que tem feito e bem frente as grandes redes de alimentação é o fenômeno do Food Truck que nada mais é do que criar uma empresa sobre um caminhão e se organizar com parceiros semelhantes e sair fazendo eventos gastronômicos em diversas cidades, sempre mantendo um clima de novidade.
Então aproveitando o evento que o SEBRAE organiza no próximo dia 05 de outubro, criando uma data nacional para o incentivo e consumo junto aos Pequenos Comércios eu digo que apoio e incentivo essa iniciativa.
Então vamos fazer a diferença e na próxima compra lembrar de um bom pequeno comércio que existe no seu bairro ou cidade e compre dele.


                                                                                     Fotos Sandra Coelho - Pastéis da Dany - Fpolis - 26/09/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário