22 de janeiro de 2016

FLORIPA CIDADE ÚNICA

Talvez poucas cidades do Brasil tenham tantos atrativos que possam manter uma rede de pequenos comércios ativa o ano todo como Florianópolis, a capital do Estado de Santa Catarina ou simplesmente Floripa como nacionalmente ela é conhecida.
Uma cidade que tem um Centro Histórico ainda bem preservado (poderia estar melhor cuidado), uma grande quantidade de praias belíssimas, um mercado municipal reformado e vários bairros com programações diferenciadas como Sambaqui, Santo Antonio, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul, Ribeirão da Ilha, Jurerê e Campeche.
Bons grupos culturais e atividades típicas da Cultura Açoriana que dá para movimentar a cidade o ano todo, um Carnaval razoável na Passarela do Samba e também  público e em locais fechados, uma gastronomia bem diversificada e principalmente baseada em frutos do mar.
Tivemos no ano passado uma Exposição de Arte do pintor Espanhol Miró e este ano teremos uma do pintor Gualdí, isso sem contar os diversos grupos culturais e shows que aqui são realizados anualmente. Já produzimos Cerveja artesanal de boa qualidade o que tem sido um grande mercado para muitas empresas desse tipo.
O que pode ser feito para que Floripa sim se torne uma cidade única? Pois esse é o principal endereço aonde as pessoas pensam e passar férias e também morar, com inúmeras empresas de tecnologia e eventos é bem grande o número de pessoas que trabalham nacionalmente a partir de Floripa.
Acredito que na hora que a cidade se der conta que ela não depende somente do funcionalismo público em todas as suas esferas e procurar criar reais condições de ter um comércio adequado que possa receber bem os que nos visitam e também os que aqui residem teremos sim uma cidade única em termos de oportunidades e negócios.
A Prefeitura de Florianópolis deveria de ser o principal agente de fomento e crescimento da cidade tendo em vista que à ela cabe uma série de responsabilidades que não pode ficar na mão de "cargos de confiança" somente porque são cotas de coligações para eleger pessoas que não estão muito interessadas no destino da cidade.
Podemos sim ver uma cidade com estrutura moderna mas não esquecendo o seu passado, a sua cultura e principalmente a sua gente que é um dos maiores patrimônios de Floripa. Então oportunidade de negócios novos realmente tem bastante em Floripa e a questão é que as pessoas ao criarem um comércio façam uma pequena pesquisa e também se capacitem para tal empreitada.
                                                        Foto: Paulo Coelho - Centro Histórico de Florianópolis Largo da Alfandega

Eu acredito que Floripa cuidando bem de seus recursos naturais possa ser essa cidade, mas para isso vai ter que ter muita conscientização por parte de muita gente e principalmente da Prefeitura e os empresários voltados a construção civil para que façam projetos ambientalmente e ecologicamente sustentáveis.
Grande abraço a todos Paulo Coelho 22 de janeiro de 2016.




12 de janeiro de 2016

MARKETING AS AVESSAS

Hoje a Prefeitura Municipal de Florianópolis realizou uma verdadeira ação de Marketing as Avessas pois em plena temporada de verão e com a cidade repleta de turistas nacionais e estrangeiros simplesmente fechou a foz de um Rio em Canasvieiras, um dos balneários mais visitados da ilha devido ao alto índice de esgoto que nele corria.
Não fazem a fiscalização devida, durante o ano todo e também não investem em estações regionalizadas de tratamento de esgoto o que favorece as ligações clandestinas e com isso fica sobrecarregado todo e qualquer sistema de coleta de esgoto.
A muito tempo que a nossa cidade é negligenciada em questões que poderiam ser resolvidas de uma forma mais prática e ágil porém a tríade Prefeitura, Casan e Fatma não se entendem e fica aquele eterno jogo de empurra para ver quem é o ultimo a não fazer nada.
É uma pena que meses antes do verão os órgãos públicos gastem milhões de reais para atrair visitantes para a cidade o que seria muito bom para toda a cadeia do comércio aqui instalada se beneficiar de um grande fluxo de pessoas que para cá vem conhecer as nossas belezas naturais, porém na pratica não é isso que acontece.
Uma grande variedade de pequenos e médios comércios esperam ansiosamente esse período para poderem faturar um pouco mais mas na prática não é isso que ocorre pois em um ano falta água e chegou se a ver cenas em jornais locais que acabam virando notícia nacional de hóspedes pegando água em baldes na piscina para colocar em vasos sanitários, e nesse ano o problema foi outro mas não muito menos complicado que é o fato de um Rio que desemboca na praia estar completamente contaminado por cloriformes fecais que chegou ao ponto de ser fechado em sua saída para o mar.
Acredito que a nossa cidade ainda vai ter muito do que aprender para realmente ser uma cidade turística em em sua essência;
Grande abraço a todos e que tenhamos uma Floripa melhor.
Paulo Coelho
Foto de Canasvieiras em 12/01/16 Diário  Catarinense - DC