Uma cidade que tem um Centro Histórico ainda bem preservado (poderia estar melhor cuidado), uma grande quantidade de praias belíssimas, um mercado municipal reformado e vários bairros com programações diferenciadas como Sambaqui, Santo Antonio, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul, Ribeirão da Ilha, Jurerê e Campeche.
Bons grupos culturais e atividades típicas da Cultura Açoriana que dá para movimentar a cidade o ano todo, um Carnaval razoável na Passarela do Samba e também público e em locais fechados, uma gastronomia bem diversificada e principalmente baseada em frutos do mar.
Tivemos no ano passado uma Exposição de Arte do pintor Espanhol Miró e este ano teremos uma do pintor Gualdí, isso sem contar os diversos grupos culturais e shows que aqui são realizados anualmente. Já produzimos Cerveja artesanal de boa qualidade o que tem sido um grande mercado para muitas empresas desse tipo.
O que pode ser feito para que Floripa sim se torne uma cidade única? Pois esse é o principal endereço aonde as pessoas pensam e passar férias e também morar, com inúmeras empresas de tecnologia e eventos é bem grande o número de pessoas que trabalham nacionalmente a partir de Floripa.
Acredito que na hora que a cidade se der conta que ela não depende somente do funcionalismo público em todas as suas esferas e procurar criar reais condições de ter um comércio adequado que possa receber bem os que nos visitam e também os que aqui residem teremos sim uma cidade única em termos de oportunidades e negócios.
A Prefeitura de Florianópolis deveria de ser o principal agente de fomento e crescimento da cidade tendo em vista que à ela cabe uma série de responsabilidades que não pode ficar na mão de "cargos de confiança" somente porque são cotas de coligações para eleger pessoas que não estão muito interessadas no destino da cidade.
Podemos sim ver uma cidade com estrutura moderna mas não esquecendo o seu passado, a sua cultura e principalmente a sua gente que é um dos maiores patrimônios de Floripa. Então oportunidade de negócios novos realmente tem bastante em Floripa e a questão é que as pessoas ao criarem um comércio façam uma pequena pesquisa e também se capacitem para tal empreitada.
Foto: Paulo Coelho - Centro Histórico de Florianópolis Largo da Alfandega
Eu acredito que Floripa cuidando bem de seus recursos naturais possa ser essa cidade, mas para isso vai ter que ter muita conscientização por parte de muita gente e principalmente da Prefeitura e os empresários voltados a construção civil para que façam projetos ambientalmente e ecologicamente sustentáveis.
Grande abraço a todos Paulo Coelho 22 de janeiro de 2016.