20 de fevereiro de 2016

MARKETING DE EXPOSIÇÃO COMO OS PEQUENOS COMÉRCIOS ANUNCIAM

Hoje 20 de fevereiro de 2016 circulei por Florianópolis, mais especificamente no entorno da Alfândega e Mercado Público e olhando mais atentamente pude observar que os pequenos comércios, feiras livres e lojas de artesanato tem uma forma bem peculiar de expor seus produtos.
Longe dos nichos arrumadinhos dos Shoppings Centers estes comércios apresentam os seus produtos de forma sobrepostas, ou pendurados mesmo o que torna uma forma diferente que pode parecer até caótica mas cria um ar de informalidade e nostalgia como eram vendidos  e apresentados os produtos nas vendas de nossa infância.
Com formas bem específicas de anunciar os pequenos comércios acabam criando um cenário multicolorido e de fácil visualização dos produtos facilitando a escolha pelo cliente.







Fotos Paulo Coelho e Sandra Coelho: Feira livre, loja de artesanato e produtos de limpeza no centro de Florianópolis.

Nas fotos acima procuro dar um pequeno exemplo de exposição de produtos e acredito que eles mesmo parecendo "bagunçados" acabam criando um belo visual nos estabelecimentos comerciais.
Florianópolis 20/02/2016

Grande abraço a todos.  Paulo Coelho




4 de fevereiro de 2016

CARNAVAL, ALEGRIA E BONS NEGÓCIOS

Eu acredito que o Carnaval possa ser uma das datas mais promissoras para realização de negócios entre os pequenos comércios, logo após a data máxima do comércio que é o Natal.
O carnaval tem várias peculiaridades que não vemos no natal por exemplo é uma festa onde se usa roupas que não são convencionais ou seja praticamente tem que ser comprado algo novo, para usar e são quatro ou mais dias de festa bem longe da noite da ceia ou o almoço do dia seguinte.
Cada cidade tem um carnaval diferente umas usam grandes estruturas de galpões para produção de carros e alegorias para suas apresentações em passarelas do samba, outras tem seu carnaval baseadas em enormes desfiles de trios elétricos e grandes blocos nas ruas das cidades e  ainda tem aquelas que o carnaval ocorre exclusivamente dentro de clubes sociais.
                                                                                   Carnaval de Florianópolis. Foto:Divulgação.  Prefeitura Municipal 

Até aí tudo é mais ou menos parecido, pois o que vale é a alegria ou a forma de se sentir alegre no carnaval, mas uma coisa é certa a quantidade de materiais usados em todas a festas e modalidades do carnaval é um grande mercado de oportunidades para realização de grandes negócios e nesse caso os pequenos comércios por estarem muito próximos ao seu público alvo podem ser o diferencial na comercialização e divulgação dessa grande e tradicional festa que está presente em todos os municípios do Brasil.
É claro que as grandes escolas e as grandes ligas organizadoras do carnaval tem mais poder de compra e podem comprar diretamente dos grandes atacadistas ou mesmo fazer importação direta de suas principais matérias primas mas mesmo assim ainda vai ser no bairro ou na cidade que tudo isso vai ser transformado em objetos que se tornam símbolos dessa grande atividade.
Nos bairros serão utilizados serviços dos mais diversos e com o uso de muita mão de obra local por grandes períodos e é aí que entram os pequenos comércios com sua estrutura simples ou não mas muito próximo do consumidor e produto final. Então apoie e utilize esses serviços pois além de fortalecer a economia do seu bairro ou cidade você que é responsável por organizar, divulgar  e montar eventos carnavalescos procure usar esses serviços pois assim milhares de pessoas terão além de quatro dias muitos mais outros para serem felizes e terem uma vida melhor praticamente o ano todo.
Sempre que possível utilize Fantasias, Trios Elétricos, Sonorização, Decoração, Músicos, Fornecedores de alimentos e mais uma infinidade de outros serviços que os pequenos comércios podem oferecer. Grandes redes varejistas normalmente até vendem mais barato as vezes mais o lucro sempre vai para os investidores de bolsas de valores que vão gastar seus dividendos em outros lugares, enquanto que usando serviços localmente toda a comunidade do seu entorno acaba sendo beneficiada.
Grande abraço e bom carnaval a todos
Paulo Coelho 04/02/2016