22 de junho de 2016

RIBEIRÃO DA ILHA, CULTURA, TRADIÇÃO E NEGÓCIOS

Poucos lugares de Florianópolis ainda podem se dar ao luxo de apresentar um conjunto tão forte e marcante do legado pelos açorianos que aqui nesta ilha chegaram a pouco mais de 260 anos como a comunidade do Ribeirão da Ilha.
 Casario do Ribeirão da Ilha - Florianópolis - SC - Foto: Google Imagens
A comunidade do Ribeirão da Ilha, com sua Igreja em estilo açoriano construída a mais de dois séculos é um verdadeiro tesouro da arquitetura que para cá veio, com os colonos vindos das Ilhas dos Açores. Um conjunto arquitetônico bem preservado e de rara beleza ainda encanta por demais os turistas que nos visitam bem como nós locais que aqui moramos.
  Igreja de Nossa Senhora da Lapa - Ribeirão da Ilha Florianópolis - SC - Foto: Google Imagens
Tradições tipicamente açorianas como o Boi de Mamão, o Terno de Reis, a Pesca artesanal, a Festa do Divino, a Fabricação de Cachaça, a Renda de Bilros e o Zé Pereira no carnaval ainda são muito presentes nessa comunidade.
Hoje com o sucesso da maricultura (criação de Ostras e Mariscos) em suas águas calmas e limpas,  trouxe uma nova atividade econômica a comunidade do Ribeirão da Ilha que além de comercializar os moluscos in natura ainda permitiu que uma grande variedade de restaurantes e bares fosse aberta, criando um novo público para a localidade que vem atrás desses moluscos que ganharam renome nacional.
                                                  Restaurante de Frutos do Mar - Ribeirão da Ilha - Florianópolis - SC  Foto: Google Imagens
Produtos artesanais também são itens que tem uma boa aceitação, criando inúmeras oportunidades de comercialização, aumentando a renda das famílias. Isso é importante pois faz com que a preservação do que sobrou seja apresentada em boas condições mesmo com a forte urbanização que sofre essa comunidade.
Não a muito tempo ainda encontrávamos vários engenhos de farinha, e alambiques de cachaça, hoje isso já é bem raro de se ver quanto aos engenhos de farinha nem posso afirmar que tenha sobrado algum, o que é uma grande pena ver a nossa cultura sendo tragada literalmente pelo fluxo descontrolado e também uma grande especulação imobiliária visando moradias cada vez mais luxuosas em detrimento a boa parte do patrimônio arquitetônico de origem açoriana.
Espero que o comércio que para o Ribeirão se deslocou  procure tirar o que de melhor a comunidade oferece, preservando suas tradições, arquitetura e a História que este lugar conseguiu manter por quase três séculos. 
Assim como o Ribeirão da Ilha ainda temos outras comunidades de forte presença cultural açoriana como Santo Antonio de Lisboa, Sambaqui, Ratones, Pantano do Sul, Armação e é fundamental que se tenham políticas de valorização do comércio local e da cultura do lugar principalmente da arquitetura açoriana que ainda resiste ao tempo e a especulação imobiliária.
Grande abraço a todos.
Paulo Coelho - Administrador e Historiador. 
Florianópolis, SC 21/06/2016


12 de junho de 2016

RUA FELIPE SCHMIDT, A ALMA COMERCIAL DE FLORIPA

Durante décadas a Rua Felipe Schmidt tem sido o principal ponto comercial da cidade de Florianópolis, é nesta Rua onde tudo acontece e vira notícia na cidade.
Rua Felipe Schimdt, Florianópolism-SC. Foto Google Imagens
Locais que já foram marcantes na vida social e política da cidade como o famoso Ponto Chic, local esse onde em 1979 ocorreu a Novembrada, evento esse que ficou marcado para sempre como o dia em que os estudantes botaram o Gen. Figueiredo para correr inclusive virou filme com a presença do Lima Duarte representando o Gen, Figueiredo.

Rua Felipe Schimdt, Florianópolism-SC. Fotos Google Imagens - Novembrada - 1979
No local aonde hoje é a Livraria Catarinense funcionou vários comércios ao longo dos tempos mas com certeza o que mais deve ter deixado saudade para os que viveram Floripa nas décadas de 50 e 60  com certeza deve de ter sido a Confeitaria do Chiquinho pois qualquer livro que se abra ou  pesquisa de jornais da época esse espaço comercial é o que é citado com mais nostalgia.

Rua Felipe Schimdt, Florianópolism-SC. Fotos Google Imagens
É impossível não se apaixonar por uma Rua dessas que eu cheguei a presenciar quando nela ainda passava carros como em algumas fotos que logo abaixo vou postar, a Rua Felipe Schmidt representa a alma da nossa cidade pois nesse espaço convivem desde ambulantes a joalherias bem encrementadas, assim como uma variedade incrível de produtos e serviços que são oferecidos que pode ser desde serviços bancários a compra de dólares e ouro em plena luz do dia.
Temos também a chamada esquina Democrática que é o  cruzamento da Rua Felipe Schmidt, com a Rua Deodoro e é esse o lugar predileto para manifestações políticas e comícios em épocas de eleição.
Realmente eu sou fascinado por essa Rua e ela para mim é um dos grandes símbolos de Florianópolis, quem não lembra da Lurdes antiga vendedora de loterias que sempre muito bem arrumada chamava todo mundo de Doutor, do Carlos Alberto com seu megafone e um chapéu com chifres anunciando para os comércios locais?

Rua Felipe Schimdt, Florianópolism-SC. Fotos Google Imagens
Hoje não temos mais o Ponto Chic e nem outros espaços que foram marcantes na vida da cidade mas ainda temos a nossa Rua Felipe Schmidt bem no coração da cidade com seu belo comércio e seus transeuntes que vão e vem as vezes sem saber o quanto essa Rua já foi e ainda é importante para a vida social e econômica da cidade.

Paulo Coelho - Administrador e Historiador
Grande abraço a todos Florianópolis 12/06/2016

11 de junho de 2016

O FRIO BOAS OPORTUNIDADES DE COMÉRCIO NA SERRA CATARINENSE

Nesta primeira semana de junho Santa Catarina recebeu uma frente fria como a muito tempo não se via, campos cobertos de geada já que neve não caiu ainda tem sido um encanto para milhares de turistas que tem subido a serra catarinense para presenciar esse fenômeno da natureza.
O nosso estado é considerado como um dos melhores locais para turismo interno e externo também, pois além de nossas praias belíssimas que tem destaque no mundo todo, ainda temos nossas serras e montanhas com um visual de tirar o fôlego de qualquer um, locais como a Serra do Rio do Rastro(Lauro Muller e Bom Jardim da Serra), a Serra do Corvo Branco (Urubici), a Serra Dona Francisca (Próximo a Joinville) e todo o Planalto Serrano são lugares daqueles que os turistas realmente não esquecem jamais.



















Serra do Rio do Rastro - SC - Foto> Google Imagens

Se temos tudo de mais belo que a natureza nos deu também deveríamos de ter uma infraestrutura turística adequada para atender essa demanda que quebra a sazonalidade do verão em pleno inverno, com isso ganharia todo mundo Governo, empresários e os pequenos negócios, tendo em vista que a indústria de artesanato, refeição, roupas, e pequenas hospedagens é em sua maioria de Pequenos Comércios.
    Coxilha Rica - Campos de Lages - SC  Foto> Google Imagens

Sendo assim é de suma importância que sejam efetuadas políticas de melhoria contínua e capacitação desses pequenos empreendimentos para que eles realmente ofertem produtos e serviços com uma qualidade bem adequada gerando renda e permanência dessas pessoas nos seus municípios evitando assim êxodos desnecessários para as grandes cidades.
Grande abraço a todos e bons negócios 
Florianópolis, SC 11/06/2016