30 de outubro de 2016

LANCHONETE EM SÃO PAULO RESISTE A "MODERNIDADE" GOURMET E USA O MESMO CARDÁPIO A 50 ANOS

Hoje vou simplesmente repassar uma matéria que achei bem interessante no G1 site da globo sobre notícias diversas. Veja que interessante antes de a nossa vida virar tudo Premium e Gourmet um Senhor em São Paulo abriu uma Hamburgueria com receita própria de molhos e carne e simplesmente não aderiu a nova onde do refinamento ao ponto de ainda servir Coca Cola em garrafa e não oferecer batata frita e aceitar cartão de crédito por exemplo.

                                          Hamburgueria do Seu Osvaldo - SP - Foto g1com       
                             
                                                               Hamburgueria do Seu Osvaldo - SP - Foto g1com

Esse tipo de comércio familiar que procura fidelizar o cliente saindo do foco do dinheiro rápidos das cadeias de Fast Food realmente me fascina e com todo o prazer replico aqui a matéria.
Logo abaixo estou disponibilizando o link para a matéria na íntegra que realmente vale a pena ler e ver as fotos.
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/10/sem-fritas-nem-pagamento-no-cartao-lanchonete-na-zona-sul-faz-50-anos.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1


Grande abraço a todos
Paulo Coelho - Florianópolis - SC 30/10/2016
Administrador e Historiador

23 de outubro de 2016

OKTOBERFEST, ORGANIZAÇÃO, TURISMO E BONS NEGÓCIOS

Como não se encantar com uma festa aonde tudo parecer dar certo ao mesmo tempo? A Oktoberfest acontece em  Blumenau SC desde 1984 e ano após ano foi se reinventando até chegar aos moldes que vemos hoje.
Cartazes da Organização da Oktoberfes 2016. Fotos  Google imagens.
É uma festa fantástica que mesmo quem não gosta de cerveja se encanta com sua estrutura, organização e originalidade, lugar de pessoas muito felizes que se sentem seguras e em um lugar muito limpo e organizado.
Seus pavilhões abrigam vários pequenos e comércios que oferecem uma gama infindável de produtos quer sejam alimentícios, bebidas principalmente chopp desde os tradicionais até diversos tipos de chopps artesanais claro que tudo regado a boa musica de origem germânica que as bandinhas vão se revezando durante os 19 dias da festa.

                                                                      Acessórios e Souvenirs da Oktoberfes. Foto Google imagens

Ir na Oktoberfest é uma experiência de vida pois somos convidados a conviver com pessoas das mais diversas classes econômicas e também de origens bem diferentes como pessoas de outros países e também de todos os recantos e cantos do Brasil.
Ontem 22 de outubro de 2016 penúltimo dia da festa deste ano fiquei imensamente contente  em ver uma matéria em um telejornal onde um gerente de hotel informava que mesmo durante a semana eles estavam com 90% de sua lotação, isso realmente faz girar a economia da cidade como um todo, pois é muito dinheiro de fora que vem ser gasto no município ao longo desses dias.
Mas a Oktoberfest é esse sucesso todo porque tem uma equipe que organiza a festa o ano todo e não somente nas vésperas do evento. Antes de acabar uma festa já se está pensando na organização da próxima e isso faz com que todos que tem interesses voltados a festa possam se programar como agências de turismo ou mesmo os turistas de uma forma geral. Como fazer com que mais de três mil pessoas das mais diversas idades e atividades comerciais e sociais se apresentem sempre de uma forma integrada e sincronizada nos desfiles programados pela organização da festa? Somente com o empenho de uma equipe multi setorial isso se torna possível.
                                                              Desfile da Oktoberfest na Rua XV.   Foto Google imagens
A Oktoberfest atualmente tem dado enfase as pequenas bandas regionais de tradição germânica e também traz algumas diretamente da Alemanha para completar o seu repertório e isso é muito bom. Lembro de antigas Oktoberfests que traziam até a Xuxa e outros "artistas" nacionais como em outro anto que eu fui que tinha a Ivete Sangalo, isso sem contar com o palco alternativo destinado a música eletrônica, nada a ver com esses estilos mas na minha opinião isso descaracteriza a festa e ainda bem que foi corrigido o que transformou a festa e muito.
A partir do ano passado uma empresa de capital japonês que comprou uma grande cervejaria nacional que já detinha uma marca de cerveja local de Blumenau passou a cuidar da decoração dos pavilhões da festa como parte do processo de ser o Chopp oficial da festa e realmente além do Chopp ser bem melhor ainda estão apresentando  uma decoração que é um verdadeiro encanto para os olhos de qualquer turista.
Rainha e Princesas da Oktoberfest. Foto Google imagens
Convido a todos que ainda tiverem tempo de se dirigir à Blumenau hoje para aproveitar essa festa maravilhosa no seu último dia, caso isso não seja possível, que se programem para ir prestigiar e curtir uma festa de família, e amigos. 
                                           Crianças no Desfile da Rua XV. Foto Google imagens

Grande abraço a todos. Florianópolis, 23/10/2016.
Paulo Coelho - Administrador e Historiador

15 de outubro de 2016

GUARANÁ PUREZA A 111 ANOS RESISTINDO NA ECONOMIA DE SC

É com uma satisfação enorme que hoje escrevo sobre esse produto de origem familiar e de Santa Catarina. O Guaraná Pureza é um produto que a maioria dos habitantes da região da Grande Florianópolis se acostumou a consumir por muitas gerações, tendo em vista que sempre esteve presente na mesa das famílias e nos balcões das vendas de toda a região.

                                                                 Antigos rótulo e vasilhames de Pureza. Foto: Divulgação Google

                                            Antigos rótulo e vasilhames de Pureza. Foto: Divulgação Google
                                               
Como não se encantar com um produto que tem como principal concorrente o Guaraná Antarctica que usa o Neymar, Felipão e Companhia como garotos propagandas e uma fabulosa verba publicidade da poderosíssima AMBEV nada mais nada menos do que a empresa mais valiosa da BOVESPA (Bolsa de Valores do Estado de São Paulo) com valor de mercado em outubro de 2016 de mais de 300 Bilhões de Reais. Aqui na nossa região a Pureza se mantém firme no mercado e isso é muito bom.
Saber que é a mesma família que conduz os negócios por gerações, pois  111 anos atrás começou fabricando Licores e Cervejas na localidade de Rancho Queimado até mesmo antes dessa ser alçada a cidade ainda. Ao longo do período foram vários rótulos de Cerveja e alguns outros produtos como licores. Somente a partir de 1960 deixou de produzir bebidas alcoólicas e passou a produzir somente refrigerantes, tendo como carro chefe o Guaraná Pureza.

                                            Anúncio da Pureza início dos anos 70. Foto divulgação Google

Antigo anúncio de Cerveja Pureza. Foto Divulgação: Google

Antigamente a Cerveja Produzida por Leonardo Sell se chamava Tira Prosa. Foto Divulgação Google.

Segundo matéria do Diário Catarinense de 10/10/2013 a produção já alcançava a incrível marca dos 700 mil litros mês, isso se for levado em conta que existem outras marcas e principalmente o monopólio de dois gigantes da produção de refrigerantes congêneres como a AMBEV que produz o Guaraná Antarctica e a Coca Cola que produz o Guaraná Kuat essa marca deve de ser levada em consideração e comemorada por nós catarinenses e que acreditamos no empreendedorismo regional.
Hoje a produção é totalmente automatizada usando de fabrica e envasamentos em diversos formatos principalmente em garrafas PET para que possam ser expostas e comercializadas nos mais diferentes tipos de comércios como toda a cadeia supermercadista da região. Quando chegamos a pequena cidade de Rancho Queimado a aproximadamente 70 km de Florianópolis logo na entrada da cidade já encontramos a Fabrica da Pureza chamada Leonardo Sell, nome esse que vem desde a descendência do fundador da empresa Alfredo Sell, que criou em 1905 a Cervejaria Rio Branco.

                                                             Atuais Herdeiros em frente a linha de envasamento da Pureza. Foto Divulgação Google.

Para quem mora na região da Grande Florianópolis pode notar que praticamente não temos comerciais de TV ou outras mídias em torno desse refrigerante que tem tamanha aceitação, eu que freqüento diversos tipos de comércios quer seja supermercados, bares e mercearias, padarias ou antigas vendas de bairro posso notar o quanto esse produto é colocado entre as opções dos clientes.
Agora qual seria o segredo para uma empresa familiar resistir a todas investidas que os gigantes da indústria com empresas valiosíssimas na Bolsa de Valores? Eu acredito que uma boa gestão familiar que passou gerações onde cada um soube qual seria o seu campo de atuação e muito trabalho, e em foto da matéria citada do Diário Catarinense de 10/10/2013 podemos ver três gerações ao mesmo tempo no comando da empresa.

                                                             Três gerações da família Sell: Adelmar (C), Ricardo (D) e Richard. 
                                              Foto: Jessé Giotti/Agência RBS

Então eu desejo todo o sucesso para essa empresa e que jamais essa seja mais uma aquisição dos executivos de AMBEV e Coca Cola somente porque está no seu caminho e isso realmente incomoda muito essas empresas. Quando essas mega empresas compram, incorporam, fundem ou qualquer outro nome que se pode dar para aquisições forçadas pelo poderio econômico a primeira coisa que acontece é uma grande demissão em massa e depois o fechamento das fabricas a menos que possam se apropriar de uma fórmula de sucesso para repaginar dentro do seu mix de produtos.
Grande abraço a todos,

Paulo Coelho: Administrador e Historiador – Florianópolis, 15/10/2016