É com uma satisfação enorme que hoje
escrevo sobre esse produto de origem familiar e de Santa Catarina. O Guaraná
Pureza é um produto que a maioria dos habitantes da região da Grande
Florianópolis se acostumou a consumir por muitas gerações, tendo em vista que
sempre esteve presente na mesa das famílias e nos balcões das vendas de toda a
região.
Antigos rótulo e vasilhames de Pureza. Foto: Divulgação Google
Como não se encantar com um produto
que tem como principal concorrente o Guaraná Antarctica que usa o Neymar,
Felipão e Companhia como garotos propagandas e uma fabulosa verba publicidade
da poderosíssima AMBEV nada mais nada menos do que a empresa mais valiosa da
BOVESPA (Bolsa de Valores do Estado de São Paulo) com valor de mercado em
outubro de 2016 de mais de 300 Bilhões de Reais. Aqui na nossa região a Pureza
se mantém firme no mercado e isso é muito bom.
Saber que é a mesma família que
conduz os negócios por gerações, pois 111 anos atrás começou fabricando Licores e
Cervejas na localidade de Rancho Queimado até mesmo antes dessa ser alçada a
cidade ainda. Ao longo do período foram vários rótulos de Cerveja e alguns
outros produtos como licores. Somente a partir de 1960 deixou de produzir
bebidas alcoólicas e passou a produzir somente refrigerantes, tendo como carro
chefe o Guaraná Pureza.
Antigo anúncio de Cerveja Pureza. Foto Divulgação: Google
Antigamente a Cerveja Produzida por Leonardo Sell se chamava Tira Prosa. Foto Divulgação Google.
Segundo matéria do Diário
Catarinense de 10/10/2013 a produção já alcançava a incrível marca dos 700 mil
litros mês, isso se for levado em conta que existem outras marcas e
principalmente o monopólio de dois gigantes da produção de refrigerantes
congêneres como a AMBEV que produz o Guaraná Antarctica e a Coca Cola que
produz o Guaraná Kuat essa marca deve de ser levada em consideração e
comemorada por nós catarinenses e que acreditamos no empreendedorismo regional.
Hoje a produção é totalmente
automatizada usando de fabrica e envasamentos em diversos formatos
principalmente em garrafas PET para que possam ser expostas e comercializadas
nos mais diferentes tipos de comércios como toda a cadeia supermercadista da
região. Quando chegamos a pequena cidade de Rancho Queimado a aproximadamente
70 km de Florianópolis logo na entrada da cidade já encontramos a Fabrica da
Pureza chamada Leonardo Sell, nome esse que vem desde a descendência do
fundador da empresa Alfredo Sell, que criou em 1905 a Cervejaria Rio Branco.
Atuais Herdeiros em frente a linha de envasamento da Pureza. Foto Divulgação Google.
Para quem mora na região da Grande
Florianópolis pode notar que praticamente não temos comerciais de TV ou outras
mídias em torno desse refrigerante que tem tamanha aceitação, eu que freqüento diversos
tipos de comércios quer seja supermercados, bares e mercearias, padarias ou
antigas vendas de bairro posso notar o quanto esse produto é colocado entre as
opções dos clientes.
Agora qual seria o segredo para uma
empresa familiar resistir a todas investidas que os gigantes da indústria com
empresas valiosíssimas na Bolsa de Valores? Eu acredito que uma boa gestão familiar
que passou gerações onde cada um soube qual seria o seu campo de atuação e
muito trabalho, e em foto da matéria citada do Diário Catarinense de 10/10/2013
podemos ver três gerações ao mesmo tempo no comando da empresa.
Três gerações da família Sell: Adelmar (C), Ricardo (D) e Richard.
Foto: Jessé Giotti/Agência RBS
Então eu desejo todo o sucesso para
essa empresa e que jamais essa seja mais uma aquisição dos executivos de AMBEV
e Coca Cola somente porque está no seu caminho e isso realmente incomoda muito
essas empresas. Quando essas mega empresas compram, incorporam, fundem ou
qualquer outro nome que se pode dar para aquisições forçadas pelo poderio
econômico a primeira coisa que acontece é uma grande demissão em massa e depois
o fechamento das fabricas a menos que possam se apropriar de uma fórmula de
sucesso para repaginar dentro do seu mix de produtos.
Grande abraço a todos,
Paulo Coelho: Administrador e
Historiador – Florianópolis, 15/10/2016
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