Nesta época do ano muitas pessoas se programam para comprar vários presentes para as comemorações de fim de ano nas empresas e também pelo hábito de se presentear no Natal, isso poderia ser pensado de uma forma diferente se algumas pessoas resolvessem comprar localmente e também em pequenos comércios.
Como a variedade de presentes é bem grande simplesmente pelo hábito de dar presente no Natal podemos utilizar a nossa criatividade ao fazer a escolha por determinado presente que vamos dar e com isso entra o Artesanato popular, as docerias de bairro, as lojas de presente, roupas, calçados alimentos, bebidas enfim uma grande quantidade opções.
Comprando localmente, estamos favorecendo diretamente as pessoas do local em que vivemos e isso cria uma rede de solidariedade e reinvestimentos do lucro no próprio lugar, se não for no bairro pode ser em outro bairro na cidade ou no estado. O importante é sempre que possível consumir localmente, tendo em vista que as grandes redes mercadistas, até chegam as vezes oferecer produtos de preços mais acessíveis, mas uma coisa é certa o lucro dessas empresas que além de sufocarem bons projetos de empreendedorismo local nuca se saberá para onde vai já que normalmente é diluído à acionistas da bolsa de valores,
Hoje por exemplo entrei em uma loja de artesanato na Praia da Pinheira que é um encanto só, um casal de pessoas já entrando pra uma idade mais avançada produzem peças lindíssimas e exclusivas e por um preço bem acessível que pode muito bem servir de presentes nesse Natal. Então para que favorecer a criação de empregos na China se podemos adquirir muitos produtos por substituição de fabricação local?
Acredito que muito ainda possa ser feito para valorizar e incentivar o comércio local, mesmo o SEBRAE tendo criado um dia nacional com essa finalidade que é no mês de outubro, ainda temos todos os demais dias do ano para pensar e agir localmente.
Se no seu bairro tem somente supermercado de grandes redes ao invés de mercados menores mesmo assim consuma localmente pois com certeza eles vão estar empregando vários vizinhos seus e da mesma região que serão consumidores locais de salão de beleza, posto de gasolina, loja de material de construção, produtos alimentícios, produtos de catálogos enfim sempre há uma forma de o consumo local beneficiar pequenos empreendedores.
Então ao fazer suas compras ou dar sugestão de presente procure pensar no assunto quanto à consumir localmente, todos saem beneficiados.
Grande abraço e boas festas a todos.
Paulo Coelho - 20/12/2015.
Marinho Arts - Praia da Pinheira - Palhoça - SC - Foto: Sandra Coelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário