29 de maio de 2016

IRON MAN FLORIPA, MUITO ALÉM DE UMA ATIVIDADE ESPORTIVA.

Hoje dia 29 de maio de 2016 está ocorrendo em Florianópolis SC mais uma versão do Iron Man, prova tradicional prova de atletas de alto nível que tem a versão classificatória para uma grande prova no Hawaii.
Esta competição traz para Florianópolis mais de mil equipes para cuidar dos atletas de Triatlo que nadam, pedalam e correm nas ruas da cidade, e esse evento mobiliza uma grande estrutura para  a sua realização.


                                    Ciclistas participando do Iron Man Floripa 2016 - Passagem Costeira do Pirajubaé - Fpolis SC. Fotos> Paulo Coelho


Serviços de apoio, hospedagem,alimentação, transporte, comunicação, acessórios enfim uma enorme gama de produtos e serviços e serviços são necessários para a realização de uma grande evento como esse. Em primeiro momento a rede hoteleira e demais meios de hospedagem são os principais beneficiados desse evento e isso em um período de baixa temporada contribui e muito para a realização de bons negócios e também manutenção de empregos e geração de receita.
Florianópolis por ser uma cidade com uma natureza exuberante pode e deve investir mais em eventos para ficar menos dependente do setor público tendo em vista que é uma cidade administrativa em função de ser a capital do  Estado de Santa Catarina. O setor de eventos trás um público disposto a gastar muito dinheiro na cidade e isso se torna mais atraente ainda quando acontece em períodos de sazonalidade da alta temporada de verão, onde nossas praias literalmente ficam apinhadas de gente de diversas partes do estado, do país e do mundo.
Concordo e apoio iniciativas que promovem o comércio na cidade e principalmente em atividades que não fiquem restritas a um único ambiente onde as pessoas são deslocadas para ver um determinado evento e ao invés de trazer divisas acabam ainda levando divisas daqui.
Belo evento esse do Iron Man Floripa. Sucesso aos patrocinadores e também aos atletas.
Grande abraço a todos,
Paulo Coelho - Florianópolis - SC 29/05/2016

22 de maio de 2016

FRANKLIN CASCAES E A PESCA ARTESANAL

Esta postagem será simplesmente para reverenciar uma das pessoas que eu mais admiro em relação a cultura da terra que escolhi para viver e pertencer.
Ao ver essa foto publicada no Facebook na página Fotos Antigas da Grande Florianópolis, não poderia de aqui não publicá-la.
Franklin Cascaes para mim foi uma grande referência cultural de Florianópolis onde a cultura açoriana se faz muito presente.

                                                             Foto de Franklin Cascaes: Fotos Antigas da Grande Florianópolis (Facebook)

Na imagem não dá para saber com certeza se os peixes escalados são Tainhas ou Anchovas, mas que a imagem é muito bonita e representa a cultura pesqueira e açoriana do nosso estado ou do nosso litoral isso eu não tenho a menor dúvida.
Grande abraço
Paulo Coelho - Florianópolis - SC 22/05/2016.

TAINHA, TRADIÇÃO E BONS NEGÓCIOS

Não é novidade para ninguém que no período de maio a julho todas as expectativas nas praias do litoral de Santa Catarina se voltam para o tema como será a safra da Tainha?
Os pescadores artesanais contam uma série de simpatias para tentar prever se o ano será bom o não e isso vai desde a florada da Aroeira até o aparecimento de algum tipo de formiga isso sem com contar com a presença ou não do Vento Sul ou ventsuli para os de sotaque ilhéo (açoriano) mais carregado.
Quando é avistado um cardume pelos vigias que ficam em elevações estratégicas nas praias é uma correria só para botar as canoas no mar e fazer o cerco aos peixes esse processo ao chegar na praia muitos o chamam de lance mas na realidade os antigos o chamam mesmo é de lanço, puxada de redes com milhares de peixes é sempre um espetáculo muito bonito e os turistas simplesmente entram em transe ao ver um espetáculo de tamanha beleza.
                                                                        Lanço de Tainhas> Foto> www.guarapas.com.br

Hoje domingo dia 22 de maio de 2016 resolvi mudar o cardápio e me dirigi a uma das peixarias do meu bairro ou seja a Costeira do Pirajubaé e pude observar o quanto essa atividade é importante para os pequenos pescadores e também para os pequenos comércios envolvidos como peixarias e restaurantes. 
Tendo em vista que os primeiros dias da safra que são reservados aos pescadores artesanais foram bem generosos com grandes lanços em diversas praias o preço está mais do que acessível e eu pude comprar tainhas já limpas ou limpas na hora por 10,00(dez) reais o quilo o que vem a ser bem em conta em relação a outros tipos de pescado.
Então vamos procurar valorizar os nossos produtos de época e procurar sempre que possível ou por gosto mesmo consumir as nossas tainha ao invés de consumir peixes vindos de diversas partes do mundo em detrimento de uma atividade que está beirando a extinção que é a pesca artesanal.
Moçada bom apetite porque agora vou me inteirar com as minhas tainha para o almoço.
Bom domingo a todos.
Grande abraço.
Paulo Coelho - Florianópolis - SC 22/05/2016

19 de maio de 2016

VENDAS E VENDEIROS O COMÉRCIO DOS PEQUENOS: FRUTAS NATIVAS, MUITO ALÉM DE UMA LEMBRANÇA. UMA A...

VENDAS E VENDEIROS O COMÉRCIO DOS PEQUENOS: FRUTAS NATIVAS, MUITO ALÉM DE UMA LEMBRANÇA. UMA A...: A pouco tempo eu fiz um comentário neste espaço sobre alimentos em extinção e entre eles estavam incluídos o Butiá e o Pinhão e agora para m...

FRUTAS NATIVAS, MUITO ALÉM DE UMA LEMBRANÇA. UMA ATIVIDADE SUSTENTÁVEL.

A pouco tempo eu fiz um comentário neste espaço sobre alimentos em extinção e entre eles estavam incluídos o Butiá e o Pinhão e agora para minha surpresa e contentamento recebo da Embrapa Clima Tropical, uma matéria sobre frutas nativas e não é por acaso que o Butiá e o Pinhão estão lá.
É um texto bem legal e com fotos lindas de frutas da nossa infância como a Gabirova ou Gabiroba como conhecíamos aqui em Floripa a uns bons tempos atrás.
Valorizar as frutas locais e seus ciclos biológicos faz com que consumimos produtos mais saudáveis e também evitamos que qualquer fruta viagem as vezes milhares de quilômetros para chegar na nossa mesa como no casa das frutas que nos chegam diariamente de avião vindas de diversas partes do mundo.
Então consumir localmente também e valorizar a nossa cultura e eu apoio sempre essa forma de consumo.

http://www.cetap.org.br/site/wp-content/uploads/material/frutas_nativas-2015.pdf

Por favor tirem um tempinho para acessar o Link acima pois vale a pena mesmo.
Grande abraço
Paulo Coelho

7 de maio de 2016

Prêmio mundial de agricultura orgânica vai para brasileira de 92 anos

É com um imenso prazer que replico aqui o site da postagem onde uma senhora de 92 anos consegue um prêmio de tamanha importância.
Isso mostra que atitudes positivas geram resultados positivos.

Prêmio mundial de agricultura orgânica vai para brasileira de 92 anos


http://asboasnovas.com/brasil