Não é novidade para ninguém que no período de maio a julho todas as expectativas nas praias do litoral de Santa Catarina se voltam para o tema como será a safra da Tainha?
Os pescadores artesanais contam uma série de simpatias para tentar prever se o ano será bom o não e isso vai desde a florada da Aroeira até o aparecimento de algum tipo de formiga isso sem com contar com a presença ou não do Vento Sul ou ventsuli para os de sotaque ilhéo (açoriano) mais carregado.
Quando é avistado um cardume pelos vigias que ficam em elevações estratégicas nas praias é uma correria só para botar as canoas no mar e fazer o cerco aos peixes esse processo ao chegar na praia muitos o chamam de lance mas na realidade os antigos o chamam mesmo é de lanço, puxada de redes com milhares de peixes é sempre um espetáculo muito bonito e os turistas simplesmente entram em transe ao ver um espetáculo de tamanha beleza.
Lanço de Tainhas> Foto> www.guarapas.com.br
Hoje domingo dia 22 de maio de 2016 resolvi mudar o cardápio e me dirigi a uma das peixarias do meu bairro ou seja a Costeira do Pirajubaé e pude observar o quanto essa atividade é importante para os pequenos pescadores e também para os pequenos comércios envolvidos como peixarias e restaurantes.
Tendo em vista que os primeiros dias da safra que são reservados aos pescadores artesanais foram bem generosos com grandes lanços em diversas praias o preço está mais do que acessível e eu pude comprar tainhas já limpas ou limpas na hora por 10,00(dez) reais o quilo o que vem a ser bem em conta em relação a outros tipos de pescado.
Então vamos procurar valorizar os nossos produtos de época e procurar sempre que possível ou por gosto mesmo consumir as nossas tainha ao invés de consumir peixes vindos de diversas partes do mundo em detrimento de uma atividade que está beirando a extinção que é a pesca artesanal.
Moçada bom apetite porque agora vou me inteirar com as minhas tainha para o almoço.
Bom domingo a todos.
Grande abraço.
Paulo Coelho - Florianópolis - SC 22/05/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário